Mostra de filmes sobre o Césio-137 movimenta exposição Hiroshima Nunca Mais
Espaço Culturama e Exposição Hiroshima Nunca Mais exibem série de filmes sobre a tragédia de Goiânia e movimento antinuclear
Nos dias 16, 17 e 19 de outubro o Espaço Culturama vai abrigar uma programação audiovisual complementar à exposição fotográfica Hiroshima Nunca Mais, tratando da questão do Césio e dos riscos da atividade nuclear. Serão 8 filmes, uma performance do grupo Corpo de Voz e debates onde o público poderá conversar com alguns dos diretores dos filmes e também trocar experiências com integrantes do movimento antinuclear de Angra dos Reis, onde estão instaladas as duas usinas nucleares brasileiras.
No dia 16, às 19h, quem abre os trabalhos da mostra é o grupo Corpo de Voz, com Corpo em Testemunho, um espetáculo de performance e vocalização de poemas que depõem e testemunham sobre tempos sombrios de guerra para relembrar os horrores destas épocas e convocar à paz. A mostra segue com filmes sobre a tragédia goianiense do Césio-137 e dois curtas sobre o impacto e riscos das usinas nucleares em Angra dos Reis.
O destaque fica com a exibição e debate dos curtas Rua 57, n.60 e o premiado Algo do que Fica, que acabam de ser exibidos no Uranium Festival, em Berlim. Os diretores Michael Valim e Benedito Ferreira debaterão com o público nos dias 16 e 19 (veja programação).
Dia 19 também será uma chance de trocar experiências com representantes da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), realizadora da exposição Hiroshima Nunca Mais. A Sapê se articula há décadas contra as usinas nucleares Angra I e II por conta dos riscos de um acidente nuclear que poderia repetir uma tragédia semelhante a de Goiânia.
Mostra Césio-137
Local: Espaço Culturama (Avenida T-08, n. 324, Galeria Casablanca, Setor Bueno)
Dia 16/10, 20h
Performance Corpo em Testemunho,
do Grupo Corpo de Voz
Filmes:
– Rua 57, n. 60, Centro
Direção: Michael Valim
Duração: 9 min
– Amarelinha
Direção: Angelo Lima
Duração: 3 min
Debate com o diretor Michael Valim
Dia 17/10, 19h
– O pesadelo é azul
Direção: Ângelo Lima
Duração: 29 min
– Césio 137 – O pesadelo de Goiânia
Direção: Roberto Pires
Duração: 1h35min
Debate com o diretor Ângelo Lima
Dia 19/10, 19h
– A fala do cacique
Direção: Norbert G. Suchanek e Marcia Gomes de Oliveira
Duração: 20 min
– Anjo Azul
Direção: Luís Eduardo Jorge
Duração: 15 min
– Paraíso Nuclear
Direção: SAPÊ
Duração: 20 min
– Algo do que fica
Direção: Benedito Ferreira
Duração: 23min
Troca de experiências com movimento antinuclear de Angra dos Reis (Sapê) e debate com o diretor Benedito Ferreira
Contato com a imprensa:
Juliana Ferreira – Assessora de Comunicação da Articulação Antinuclear Brasileira – (71) 99321 3605 –brasilantinuclear@gmail.com